segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Conheça os alimentos que despertam o bom humor e… sorria!

.: Alimentos para o BOM HUMOR! 

 

Sorria, mesmo se não estiver sendo filmado! Manter o astral em alta não só deixa a vida mais leve, como faz um bem enorme à sua saúde, já que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumenta a energia e combate o estresse.
Levar a vida com bom humor traz benefícios tanto ao seu bem-estar físico como emocional. Portanto, vale a pena fazer aquele esforço extra para não deixar o estresse contagiá-lo. 
Pensando nisso, elencamos algumas atitudes e alimentos que despertam o bom humor e ajudam você a garantir mais sorrisos no seu dia a dia. Acompanhe a leitura!

3 dicas para trazer mais bom humor para sua vida

1. Leve a diversão para o seu cotidiano

Pode ser que você tenha lido o título e pensado: “não tenho tempo para isso!”. No entanto, trazer elementos que tragam mais bom humor para o seu cotidiano não tem nada a ver com soluções complicadas ou dispendiosas.
Que tal colocar, por exemplo, um porta-retrato com aquele momento especial — e muito divertido! — ao lado de amigos e familiares na sua mesa de trabalho? Esse tipo de recordação ajuda a colocar os problemas em perspectiva, especialmente em momentos mais estressantes.
Invista ainda em cartazes divertidos, protetores de tela que façam você rir… Vale tudo para não deixar o mau humor se instalar!

2. Pratique atividades físicas

Exercitar-se regularmente aumenta os níveis de endorfina no organismo, um dos hormônios relacionados à sensação de felicidade e bom humor. Além disso, a prática de atividade física ajuda a prevenir a obesidade e doenças relacionadas, como hipertensão e outros problemas cardiovasculares.
Para usufruir do benefício, é importante exercitar-se por no mínimo 30 minutos, cinco vezes por semana. Caminhada, natação, corrida… Escolha um esporte com o qual se identifique e mexa-se!

3. Reserve um tempo para estar com amigos e familiares

Ter objetivos profissionais e dedicar-se a eles é muito importante, mas também é fundamental saber equilibrar o tempo entre carreira e vida pessoal. Por isso, não abra mão de reservar um espaço na sua agenda para estar com amigos e familiares. 
Muitas vezes, aquele almoço gostoso para aproveitar o sábado com a família reunida ou um encontro rápido com um amigo para colocar a conversa em dia fazem toda a diferença na maneira como você vai encarar a rotina nos próximos dias. 

Sorria! 5 alimentos que despertam o bom humor

Além de atitudes positivas, alguns alimentos saudáveis ajudam a despertar o bom humor e combater o estresse, a ansiedade e a depressão. Saiba quais são eles e os inclua já na sua dieta!

1. Aveia

Além de ser rica em vitaminas do complexo B e E e melhorar o funcionamento do intestino,  a aveia ajuda a despertar o bom humor porque contém triptofano, substância que atua na regulação dos níveis de serotonina no organismo e é uma aliada importante no combate à ansiedade e à depressão. 
Para poder desfrutar dos benefícios oferecidos pelo alimento, o ideal é consumir no mínimo 3 colheres de sopa por dia, seja em preparações como mingaus ou acompanhada de frutas ou iogurtes.

2. Vegetais com folhas verde-escuras

Os vegetais com folhas verde-escuras, como o espinafre, o brócolis e a couve, são ricos em folato, vitamina do complexo B que está relacionada a uma menor prevalência de sintomas de depressão. 
O ideal é consumir de 3 a 5 porções diárias desse tipo de alimento para garantir a regulação dos níveis de folato no organismo.

3. Mel

Além de ser um adoçante saudável para suas preparações, o mel é um elemento chave na dieta do bom humor, já que, assim como a aveia, atua na regulação dos níveis de serotonina, o que ajuda a promover uma sensação de prazer e bem-estar.
Como trata-se de um alimento rico em calorias, o ideal é consumir cerca de 2 colheres de sobremesa por dia. Assim, você aproveita os benefícios sem correr o risco de ganhar quilos extras!

4. Alface

Popular na dieta brasileira, o alface é um dos alimentos que despertam o bom humor por possuir lactucina, um poderoso calmante natural. Para poder potencializar os efeitos, consuma também o talo da verdura, onde há maior concentração da substância.

5. Oleaginosas

Outra poderosa aliada da dieta do bom humor, as oleaginosas como castanhas do Pará, nozes e amêndoas são ricas em selênio, um poderoso antioxidante, e também atuam no combate aos sintomas do estresse e da depressão.
Para usufruir dos benefícios oferecidos pelas oleaginosas, no entanto, não é preciso exagerar! O ideal é consumir no máximo 3 unidades de castanhas do Pará, 5 de nozes ou até 12 de amêndoas. Perfeito para os momentos em que bate aquela fome fora de hora!

Benefícios do melado de cana para a saúde

Melado de Capanema recebe registro de indicação geográfica - CGN
 

 

Você sabia que, em benefício da sua saúde, você pode optar por substituir o açúcar refinado e os adoçantes artificiais por melado de cana? 
Segundo informações do Ministério da Saúde, o brasileiro consome, diariamente, cerca 80g de açúcar (quantidade equivalente a cerca de 18 colheres de chá) — número bem acima da quantidade de 25g, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
O açúcar, se consumido em grande quantidade, pode aumentar os riscos de problemas como a obesidade e o diabetes do tipo 2; além de causar problemas de memória, de coração, de pressão arterial, de colesterol, dentre outros malefícios.  
O melado, por sua vez, é nutritivo e rico em minerais e pode ser uma excelente opção para uma vida mais saudável. Trata-se de um produto com textura espessa produzido quando a cana-de-açúcar é transformada em açúcar refinado para o consumo.  Ele é capaz de fornecer boa quantidade de energia para o corpo e, também, possui propriedades que melhoram a saúde em geral, incluindo o nível de condicionamento físico.

Benefícios do melado de cana para a saúde

O melado de cana: 
  • É rico em ferro, que previne anemia e é bom para o coração;
  • Contém cobre, que contribui para a absorção e uso adequado de ferro no corpo — além de auxiliar na saúde da pele e do cabelo;
  • É rico em cálcio e magnésio, que contribuem para o crescimento e o desenvolvimento dos ossos — tornando-se uma boa opção para quem sofre com a osteoporose e outras doenças ósseas;
  • Contém potássio, que ajuda no funcionamento do sistema neurológico, bem como a manter o sistema cardiovascular saudável;
  • Contribui com o sistema digestivo, pois é capaz de prevenir ou ajudar no tratamento de problemas com acidez e constipação;
  • Contém manganês, que contribui para um saudável sistema nervoso, e um equilibrado nível de colesterol no organismo; e
  • Contém selênio, que é um antioxidante eficiente na prevenção de doenças cancerosas.
A seguir, confira duas receitas para utilizar o melado de cana e beneficiar a sua saúde.

Receitas com melado de cana

Molho agridoce para salada com melado de cana

Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de melado de cana – não contém glúten ou conservantes;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • 2 colheres de sopa de água;
Modo de Preparo:
  1. Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e bata com um garfo ou fouet (fuê ou batedor de claras) até que o molho esteja totalmente emulsionado;
  2. Na hora de servir, misture o molho de melado de cana com a salada de sua preferência.

Panqueca vegana com cobertura de melado

Ingredientes:
Para a panqueca
  • 1 xícara de farinha de trigo integral;
  • 1 copo de leite vegetal;
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal;
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico;
  • 1 pitada de sal marinho;
  • 1 pitada de canela em pó.
Para a calda
  • 3 colheres de sopa de melado de cana;
  • 2 colheres de sopa de suco de laranja ou limão;
  • 1 colher de sopa de raspas de laranja ou limão.
Modo de preparo:
  1. Em um recipiente, adicione todos os ingredientes secos para a massa da panqueca;
  2. Coloque o óleo e o leite vegetal e misture-os para que tudo fique totalmente homogêneo;
  3. Unte uma frigideira pequena, e despeje um pouco de massa na superfície quente;
  4. Asse dos dois lados, e reserve;
  5. Repita o processo com toda a massa;
  6. Misture bem os ingredientes da calda, e coloque sobre as panquecas na hora de servir.

domingo, 20 de outubro de 2019

Tortas com massa à base de granola são mais saudáveis - e muito saborosas. 

 

  QUE TAL UMA TORTA COM MASSA DE GRANOLA??

Rendimento: 4 porções

INGREDIENTES

Massa:
    2 xícaras de granola moída
    1/4 xícara de manteiga de amendoim
    1/4 xícara de melado
Recheio:
    200 g de tofu
    1 xícara de framboesas
    1/4 de xícara de leite vegetal (60 ml)
    2-3 colheres de sopa de melado de cana
    1/2 colher de chá de ágar-ágar

PREPARO

Massa:
  • Pré-aqueça o forno a 190C;
  • Misture a granola moída, a manteiga de amendoim e o melado em uma tigela com uma espátula até obter uma massa grossa;
  • Pressione a massa em quatro formas de torta individuais untadas;
  • Asse por 10-12 minutos ou até dourar e deixe esfriar completamente antes de remover os moldes.
Recheio:
  • Adicione todos os ingredientes, exceto o ágar-ágar, em um liquidificador de alta velocidade e misture até ficar completamente liso;
  • Transfira para uma panela e adicione o ágar-ágar. Ferva por dois minutos, mexendo sempre;
  • Retire do fogo e despeje sobre as massas já frias. Deixe esfriar em temperatura ambiente por 30 minutos e depois coloque na geladeira por 1-2 horas;
  • Cubra as tortinhas com framboesas frescas antes de comer. Bom apetite!

Se você acha que a granola só vai bem no café da manhã, vai se surpreender!!!!

  
GRANOLA COM AÇÚCAR - Ingredientes Online 


Seja você executivo de uma multinacional, atleta, motorista de caminhão, mãe ocupada, professor, fato é que a combinação entre vida moderna e estresse crônico podem esgotar suas reservas de energia. Por isso muitas pessoas começam seu dia com uma dose de granola pela manhã.
Este é um tipo de alimento que fornece um amplo espectro de micronutrientes conhecidos por melhorar o metabolismo energético, contém altos níveis de vitaminas e minerais à base de alimentos que apoiam a conversão eficiente de alimentos em energia.
Ela também é uma excelente opção para pessoas que seguem a alimentação vegetariana ou para quem está em busca de um estilo de vida mais saudável e próximo da natureza.
É por isso que pessoas em todo o mundo começam o dia com uma bela porção de granola para acompanhar suas frutas ou iogurte no café da manhã. Mas ela é um alimento bastante versátil e pode ir da primeira à última refeição do dia – siga na leitura e saiba mais.

O que é a granola, de fato?

A base da granola é geralmente aveia, mas outros grãos podem ser usados, como flocos de quinoa ou arroz.
As oleaginosas são o próximo item básico e as opções são infinitas – mas é importante evitá-las se você tiver alergia a elas:
  • Amendoins;
  • Castanha de caju;
  • Amêndoas;
  • Nozes.
As sementes são outra adição frequente às receitas de granola: sementes de girassol, abóbora, chia e linhaça são as mais populares.
Todos estes ingredientes são misturados com elementos úmidos para adicionar sabor – como o mel ou outro adoçante para tornar a granola mais adocicada e úmida. Também é possível adicionar manteiga de amendoim, de amêndoa ou  óleo de coco.
O toque final de sabor está nas especiarias, como canela, noz-moscada ou extratos como baunilha ou amêndoa.

Como usar a granola em todas as refeições do seu dia:

  • Matinais quentes: adicione um punhado de granola em sua massa de muffin, panqueca ou tapioca;
  • Saladas e sopas: polvilhe granola salgada em saladas e sopas para adicionar uma nova camada de textura e fibras nestes pratos;
  • Gratinados: ao invés de migalhas de pão ou queijo vegano ralado, cubra um gratinado de vegetais com granola após o cozimento;
  • Empanado especial: em um processador de alimentos, bata a granola  e farinha para obter um tipo diferente de cobertura para empanar;
  • Lanche da tarde: misture granola com lascas de chocolate e mais nozes e frutas secas para um lanche rápido que aumenta a energia.
  • Bolos de caneca: polvilhe em cima da cobertura para um pouco de crocância.


 

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Alimentos integrais, quanto devo consumir por dia?

 

Os grãos integrais são mais nutritivos! E é disso que realmente precisamos para ter mais vitalidade, pois esses benditos nutrientes fazem nossas células funcionarem direito e isso contribui para ter uma saúde mais forte e menos encrencas ao longo da vida. 
Ao trocar um alimento refinado por sua versão inteirinha, de corpo e alma, você consome, em média, 300% mais vitaminas e minerais, o que significa manter o seu corpo alimentado de verdade e funcionando como deve. Sem falar no teor mais elevado de antioxidantes e fibras.
Consumir grãos integrais regularmente auxilia a reduzir suas chances de desenvolver problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e câncer (as duas principais doenças dos dias de hoje, diga-se de passagem), além de contribuir para a adequada função intestinal, imunidade, bem-estar mental, emagrecimento e controle do peso.
Com um intestino regulado, você já garante uma barreira íntegra contra invasores, produção adequada de neurotransmissores, regulação do colesterol, absorção de nutrientes, dentre diversos outros benefícios. Os compostos antioxidantes e nutrientes presentes nos grãos integrais equilibram processos oxidativos (combatendo radicais livres em excesso) e inflamatórios do nosso organismo, dois pilares primordiais para manutenção da saúde, pois excesso de oxidação e inflamação estão por trás da maioria das doenças que nos afetam hoje em dia. 
Para garantir os benefícios dos grãos integrais, a recomendação é consumir 3 a 5 porções por dia e para você ter noção de quanto é isso, veja a listinha que elaboramos para ajudar:
1 porção é igual a:

  • Arroz integral cozido: ½ xícara de chá (90g)
  • Quinoa cozida: ½ xícara de chá (90g)
  • Aveia em flocos: 2 colheres de sopa (30g)
  • Painço cozido: ½ xícara de chá (90g) 
  • Quinoa em flocos: 2 colheres de sopa (30g)
  • Macarrão integral cozido: 1/3 prato (90g)
  • Pão integral: 1 fatia
  • Bolinho integral: 1 unidade pequena (30g

Quer substituir os cereais refinados por integrais? Veja 7 trocas inteligentes

 




Já faz um tempinho que você tenta substituir a farinha branca da sua alimentação, mas não consegue? Veja essas 7 dicas de como substituir grãos refinados por grão integrais:

1. Substitua o arroz branco por arroz integral e inclua sementes e castanhas para deixar ainda mais nutritivo e saboroso. Para começar, você pode colocar meio a meio de arroz integral e branco ou mesmo alternar os dias da semana para não enjoar.
2. Troque o macarrão branco por uma massa integral, faça um molho caseiro e não esqueça do manjericão fresco.
3. Troque os biscoitos refinados por biscoitos integrais (em que a farinha integral seja o primeiro ingrediente) e, mesmo assim, consuma com moderação, alterando com opções frescas, como frutas e vegetais.
4. Substitua o pão branco por pão integral ou por frutas com aveia/quinoa/amaranto em flocos
5. Substitua a torrada de farinha branca por mingau de aveia/quinoa ou salada de frutas com mix de cereais integrais (aveia, quinoa, amaranto) e frutas secas
6. Inclua aveia, quinoa, amaranto, farinha de trigo integral em receitas de panquecas, pães, bolos e massas em geral. Na maioria das receitas, dá para substituir até 100% da farinha branca por integral.
7. Inclua sementes e cereais integrais na salada, como aveia integral, trigo integral, cevadinha, gergelim, linhaça, chia.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

ALIMENTOS QUE POTENCIALIZAM RESULTADOS PARA PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS
A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde, entre eles, aumento do gasto energético, melhora da capacidade cardiorrespiratória, diminuição do estresse e risco de doenças como, hipertensão, obesidade e diabetes.

A alimentação desempenha importante papel na atividade física, pois prepara o organismo para o esforço, fornecendo os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo. Estes nutrientes irão variar de acordo com o tipo de exercício e o objetivo que se pretende alcançar como, por exemplo, perda de peso e ganho de massa muscular.
Ganho de Massa Muscular

A hipertrofia muscular está entre os principais objetivos dos praticantes de atividades físicas. Para auxiliar aqueles indivíduos que desejam ganhar massa muscular, é fundamental garantir a adequada ingestão de carboidratos e proteínas.

Alimentos que fornecem energia:

Arroz, massas e pão integrais – os cereais integrais devem estar presentes em todas as refeições, são fontes de carboidratos.

Granola e Aveia – a granola é uma mistura de cereais integrais, composta normalmente por aveia em flocos, flocos de milho, farelo e gérmen de trigo, flocos de arroz, frutas desidratadas e castanhas. É um alimento altamente energético, pois fornece carboidratos ao organismo.

Mel – rico em carboidratos simples, fornece energia rapidamente ao organismo.

O carboidrato é fundamental para a prática de atividade física, pois gera glicose que fornece energia ao organismo. O carboidrato deve ser consumido antes e após a atividade, e em alguns casos durante o exercício, pois contribui para que a recuperação muscular se torne mais rápida, preparando o músculo para atividades subseqüentes.
 

Dica Natural!

No almoço e jantar opte pelo consumo do arroz integral ou de massas integrais. Para lanches prepare sanduíches com pão integral, consuma frutas picadas com granola ou aveia e mel.

Alimentos que auxiliam na construção e reparo dos músculos:

Quinua e amaranto – excelentes fontes de proteína de origem vegetal, de fácil digestão, são versáteis e podem ser utilizados em diversas preparações.

Ovos orgânicos – na clara do ovo encontramos a albumina, uma proteína que auxilia no ganho de massa muscular.

Soja – possui proteínas de alto valor biológico, ou seja, fornece todos os aminoácidos essenciais para a formação de uma proteína.

Oleaginosas – nozes, amêndoas, castanha de caju, castanha do Brasil, amendoim e pistache são boas fontes de proteínas de origem vegetal.

A proteína é de extrema importância para aqueles indivíduos que buscam ganho de massa muscular, já que é utilizada para a síntese protéica que ocorre no período pós-atividade física. Durante o exercício ocorrem lesões nas fibras musculares que precisam ser reparadas, fornecendo a quantidade necessária de proteínas pode-se acelerar o reparo muscular e favorecer o aumento de massa muscular.
 

Dica da Casa Natural!

A quinua em flocos pode ser consumida batida com bebida vegetal de arroz e uma fruta. O amaranto em flocos pode ser adicionado ao iogurte desnatado. Pode-se preparar um mix de oleaginosas para consumir nos intervalos das refeições.
Perda de peso e gordura localizada

A busca pelo peso saudável é cada vez maior, muitas pessoas buscam com a prática de atividade física auxiliar na perda de peso. Alguns alimentos podem auxiliar no processo de emagrecimento:

Óleo de coco – auxilia na redução do Índice de Massa Corporal (IMC), bem como a circunferência abdominal. Aumenta a termogênese, o que potencializa o gasto energético do organismo, além de causar saciedade.

Chá verde e chá branco - possuem ação termogênica, ou seja, atuam acelerando o metabolismo e aumentando o gasto calórico, o que favorece a perda de peso.

Gengibre - O gengibre possui efeito termogênico, sendo capaz de acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo trabalhe em ritmo mais acelerado, gastando mais energia do que o habitual, levando a perda de peso. Além disso, possui ação antiinflamatória, outro fator que auxilia no emagrecimento.

Pimenta - fonte de capsaicina que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo.

Chá de hibisco – este chá é outro aliado na perda de peso, pois estimula a “queima” de gordura.

Dica da Casa Natural!
Prepare um suchá de abacaxi com chá verde ou chá branco, ou de hibisco com limão para consumir gelado. O óleo de coco pode ser consumido puro ou misturado em sucos e iogurtes. O gengibre pode ser utilizado para temperar saladas ou adicionado em sucos. A pimenta serve como tempero de diversos pratos.

VOLTA AS AULAS COM SNACKS SAUDÁVEIS!
Nessa época de volta as aulas os pais se pegam preocupados com o que colocar na lancheira de seus filhos ou ainda em como orientar as escolhas nas cantinas dos colégios.

Uma alimentação pobre em nutrientes pode prejudicar seu rendimento escolar, ocasionar falta de energia e disposição para realizar suas atividades diárias e provocar a queda da imunidade. Além disso, estudos mostram que doenças da vida adulta como obesidade, câncer, osteoporose, doenças do coração e diabetes normalmente resultam de escolhas alimentares erradas na infância.


Durante a infância e a adolescência a necessidade de nutrientes - vitaminas, minerais e proteínas - é muito grande, então os lanches são tão importantes quanto as refeições principais.


5 Dicas para lanches mais saudáveis

1.Escolha cereais integrais e produtos integrais (pães, massas, arroz, trigo, aveia) em vez de produtos de grãos refinados.


Dica! Troque o pão branco do sanduiche pela versão integral e prefira os cookies integrais aos biscoitos recheados.


2.Prefira sucos naturais e/ou orgãnicos àqueles de pó ricos em corantes e sabor artificial


Dica! Suco de uva e água de coco são opções que agradam a maioria das crianças. Na linha Mundo Verde Disney temos um suco de uva integral, sem adição de água ou açúcar.


3.Não proiba, mas limite o acesso a "junk food". Esses alimentos são ricos em calorias, porém pobres em nutrientes o que fará a criança engordar, mas se forem proibidos serão mais atrativos também, então aqui a regra é moderação.


Dica! Escolha um dia na semana para que a criança escolha o que quer levar de lanche ou para que possa comprar seu lanche na cantina do colégio


4. Dê o exemplo! Você deve ser o modelo das boas escolhas! É muito dificil convencer uma criança a comer legumes e frutas se seus pais só comem batata frita. Mande frutas diariamente como opção de lanche, as frutas liofilizadas também podem fazer parte do lanche das crianças.


5. Prefira as embalagens individuais/pequenas, para evitar os excessos. Se não for possível, porcione os snacks em potinhos pequenos para serem levados na lancheira. Dessa forma, fica mais fácil controlar a quantidade de alimento ingerida pelas crianças!


Lembre-se que alimentação é habito. Normalmente repetimos um padrão, assim muito dificilmente uma criança acostumada com frutas e sucos optará por um refrigerante. O mesmo vale para os salgadinhos e biscoitos recheados. Preferimos aquilo a que estamos acostumados a comer, então se a criança come bem em casa e tem exemplo de escolhas corretas fará as mesmas escolhas quando puder decidir.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

COMBATA A CELULITE
Estima-se que a celulite atinja cerca de 90% da população feminina, afetando todas as mulheres em geral, independentemente de idade ou peso.

Os principais causadores da celulite são a predisposição genética, fatores hormonais, o sedentarismo, dieta desequilibrada, abuso de álcool e o fumo além do stress.

Infelizmente não existe fórmula mágica para combater a celulite. A combinação de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos é o mais eficaz no tratamento.

Para diminuir a aparência de casca de laranja da pele, diminuir a celulite siga esses 10 passos:

1.Diminua a quantidade de toxina no seu corpo. A melhor forma de eliminar essas toxinas é garantir uma boa hidratação. O consumo de líquidos, principalmente a água, ajuda a eliminar as toxinas e tratar a celulite. Devemos ingerir ao menos 2 litros de água ao dia. Sucos de frutas orgânicas, infusão de ervas e água de coco também podem ser alternativas interessantes.

2. Reduza o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Diminua o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Troque o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição. Prefira usar nos alimentos os temperos naturais como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que além de sabor tem também antioxidantes.

3. Trate da saúde do intestino. A disbiose intestinal, quadro de comum atualmente, devido ao uso indiscriminado de antibióticos, antinflamatórios, anticoncepcionais, exposição a alimentos alergenicos, stress entre outros, aumenta a celulite.

A disbiose aumenta a absorção de moléculas grandes pelo intestino, estas moléculas se ligam a células do sistema imunológico aumentando de tamanho e peso. Estas moléculas grandes podem prejudicar a circulação causando edemas e piorando a celulite. Para tratamento da disbiose os primeiros passos são excluir da alimentação os alimentos alergenicos e o uso de suplementos de probióticos, bactérias boas que fortalecem a microbiota intestinal. Entre os alimentos de maior potencial alergenico estão o trigo (glúten) e o leite.

A constipação intestinal também faz com que haja acumulo de toxinas no corpo. Cuide do bom funcionamento do intestino aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras como os cereais integrais; arroz integral, farelo de aveia, sementes de linhaça; frutas e verduras principalmente as orgânicas.

4. Aumente o consumo de frutas e legumes com bastante água. Eles ajudam na hidratação e desintoxicação do organismo: o abacaxi, melancia, frutas cítricas, pepino e salsinha. Prepare um suco com esses ingredientes!

5. Inclua na dieta alimentos fontes de silício, mineral envolvido na produção de colágeno. A aveia e a água mineral são boas fontes do mineral. Use a aveia em flocos em saladas de frutas.

6. Inclua no cardápio uva escura, o azeite de oliva extravirgem e o cacau que são fontes de antioxidantes que melhoram a circulação, diminuindo as celulites e melhorando assim a aparência e textura da pele. O cacau pode ser salpicado em frutas assadas. O azeite de oliva pode ser usado em saladas ou ainda substituir a manteiga.

7. Coma também castanha do Brasil, ótima fonte de selênio; tomate, cenoura e vegetais verdes escuros, fontes de vitamina A; frutas cítricas, morango, goiaba e caju, fontes de vitamina C. As frutas vermelhas como a amora, framboesa, mirtilo, blueberry são boas fontes de antocianinas de potente ação antioxidante. Esses alimentos são fontes de antioxidantes que diminuem a ação dos radicais livres, o que melhora a aparência de pele.

8. Não fique sem omega 3. Encontrado nas sementes e óleo de linhaça e também no óleo de peixe ele tem papel importante na saúde e aparência da pele. Outros óleos como o de semente de abóbora e o de macadâmia são fontes de antioxidantes importantes no tratamento da celulite, rugas e manchas de pele.

9. Os alimentos fontes de vitamina C, como frutas cítricas, morango, goiaba, caju, acerola estimulam a produção de colágeno, uma proteína que melhora a elasticidade e firmeza da pele.

10. Diminua o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, pois provocam constrição de pequenos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação e favorecendo o inchaço que piora a celulite.

Para que os cremes de tratamento tenham melhor penetração na pele e efeito a pele deve ser preparada para recebê-los. Use bucha vegetal no banho e faça uma esfoliação uma vez por semana. Misture farelo de aveia ao azeite de oliva e aplique na pele em movimentos suaves e circulares. Essa esfoliação ajudará a remover as células mortas e melhorará a absorção dos cremes de tratamento.

A drenagem linfática e a caminhada também são importantes aliados no tratamento da celulite.

Com bons hábitos alimentares a atividade física será mais fácil acabar com a celulite e desfilar com mais saúde no verão!

domingo, 27 de janeiro de 2019

BOLO DE CENOURA INTEGRAL
Ingredientes:

2 cenouras médias
1/2 xícara de óleo de canola
3 ovos orgânicos
1 xícara de açúcar mascavo
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 colher de fermento em pó
Preparo:

Bater no liquidificador as cenouras, o óleo, os ovos e o açúcar mascavo até ficar um creme. Em uma vasilha misturar a farinha e o fermento em pó e ir acrescentando o creme, misturar. Levar para assar em assadeira untada e polvilhada com açúcar, em forno pré aquecido em temperatura média.

Rendimento: 20 porções
Valor calórico por porção: 65,7kcal

Neste bolo a farinha de trigo comum foi substituída pela farinha de trigo integral, rica em fibras e nutrientes. A cenoura é fonte de betacaroteno, um antioxidante, que retarda o envelhecimento e reduz o risco de doenças degenerativas como câncer. O açúcar mascavo, já que não foi refinado, preserva o cálcio e o ferro em sua composição.

sábado, 26 de janeiro de 2019

GELÉIA REAL,O ALIMENTO POR EXCELÊNCIA DA RAINHA
Os produtos apícolas - mel, própolis e geleia real - têm sido utilizados pelo homem desde a antiguidade.

A geleia real é um produto natural, produzido pelas abelhas jovens para alimentar a rainha. Vale ressaltar que as abelhas rainhas não nascem rainhas se tornam rainhas. O que as faz se desenvolver e viver mais é a qualidade do alimento que consomem, ou seja, a geleia real.

Usada como complemento alimentar é fonte de proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais antioxidantes. Seu consumo é sugerido para manter a saúde e melhorar o funcionamento do organismo.

Por causa dos antioxidantes é que a geleia real está relacionada ao retardo no envelhecimento, beleza e rejuvenescimento da pele.

Em testes com animais a geleia real reduziu os níveis plasmáticos de colesterol e triglicérides e apresentou ação antiinflamatória.

Relatos de consumidores de geleia real apontam entre seus benefícios menor cansaço físico e mental, melhora no apetite e fortalecimento do sistema imunológico.

Em duas versões...

A geleia real pode ser encontrada in natura e também liofilizada em cápsulas.

A versão in natura deve ser guardada em geladeira e a sugestão de consumo é de 1 a 3g ao dia em jejum.

Já a versão liofilizada em cápsulas dispensa a refrigeração e deve ser usada segundo recomendação do fabricante, normalmente 3 cápsulas ao dia.

A geleia real pode ser também adicionada ao mel e esse mel misturado em sucos, tapiocas e torradas.








NUTRIÇÃO PARA O CÉREBRO
Fornecer os combustíveis necessários para manter o cérebro saudável, pode proporcionar boa memória, concentração e vida mais ativa na velhice


O cérebro, assim como os músculos do nosso corpo, precisa ser mantido ativo e bem nutrido. Para tanto, devemos fornecer através da alimentação os nutrientes necessários para mantê-lo saudável, caso contrário poderá ocorrer degeneração cerebral.

Os nutrientes presentes nos alimentos que consumimos possuem enorme impacto sobre substâncias químicas do cérebro, que interferem no pensamento, comportamento, habilidade de aprendizagem, reações e interações.

Fornecer os nutrientes corretos e manter o cérebro em constante atividade preservam as funções deste órgão mesmo com o avanço da idade.

Fatores que influenciam na saúde do cérebro:

Exercite seu cérebro: mantenha o cérebro sempre ativo, dicas interessantes são: ler livros de diferentes assuntos para estimular as várias partes do cérebro; fazer palavras cruzadas; aprender outras línguas.

Cafeína: alimentos alto teor de cafeína esgotam minerais importantes para função cerebral; interfere no sono; afeta o humor.

Sono: é fundamental para regenerar o corpo, especialmente o cérebro. Após períodos de sono reduzido, podem ocorrer falhas no funcionamento dos neurônios, alterando o comportamento das pessoas.

Álcool: impede a transmissão de informações entre os mensageiros químicos do cérebro, responsáveis por controlar o pensamento, o comportamento e as emoções. O álcool pode ainda ocasionar lapsos de memórias e até problemas mais sérios, como redução do tamanho do cérebro.

Distúrbios hormonais: o hipotálamo “liga” o sistema endócrino com o sistema nervoso. O hipotálamo é responsável pela regulação do sono, fome e sede, além de emocional e estresse.

Horários das refeições: alimentar-se em horários regulares ajuda a manter a glicemia (nível de açúcar no sangue) estável durante todo o dia. A glicose é o principal substrato utilizado como fonte de energia pelas células nervosas.

Conheça agora os principais alimentos que garantem a saúde do seu cérebro:

Aveia – energia para o cérebro, fonte de complexo B que auxilia na regulação da transmissão de informações entre os neurônios.
Azeite de sacha inchi, linhaça, óleo de peixe – fontes de ômega 3, que promove a neurogênese (formação de novos neurônios e protege os neurônios já existentes).
Brócolis e Espinafre – excelentes fontes de ácido fólico, responsável pela formação do sistema nervoso dos bebês. Além disso, contribui para um bom desempenho cognitivo e auxilia na comunicação entre as células nervosas.
Cacau – rico em flavonóides que protegem a parede dos vasos sangüíneos e garantem um excelente fluxo sangüíneo para o cérebro. Auxilia ainda na prevenção de derrames.
Chá verde – as catequinas, presentes neste chá, possuem ação neuroprotetora, diminuem danos neurológicos e a perda de memória associada.
Clorofila – fonte de nutrientes que auxiliam na eliminação de toxinas do organismo. Aumenta a atividade cerebral.
Cúrcuma – possui ação antioxidante, auxilia na prevenção de doenças neuro-degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Lecitina de Soja – fonte de colina, contribui para a neurogênese – formação de neurônios. Possui também fosfolipídeos, sendo o fósforo um importante mineral para a memória. O consumo de alimentos que contêm colina durante a gravidez e na fase de aleitamento influi beneficamente no desenvolvimento cerebral da criança.
Oleaginosas (nozes e amêndoas) – fontes de ácidos graxos insaturados, que garantem um bom funcionamento cerebral, já que compõem a membrana das células nervosas e potencializam a transmissão de mensagens entre elas.
Suco de uva, suco de cranberry, amora e açaí – fontes de antocianina um fitoquímico de ação antioxidante que combate os radicais livres, responsáveis por causar danos às células.


Lembre-se de alimentar o seu cérebro: um cardápio variado e bem colorido é fundamental!