segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Conheça os alimentos que despertam o bom humor e… sorria!

.: Alimentos para o BOM HUMOR! 

 

Sorria, mesmo se não estiver sendo filmado! Manter o astral em alta não só deixa a vida mais leve, como faz um bem enorme à sua saúde, já que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumenta a energia e combate o estresse.
Levar a vida com bom humor traz benefícios tanto ao seu bem-estar físico como emocional. Portanto, vale a pena fazer aquele esforço extra para não deixar o estresse contagiá-lo. 
Pensando nisso, elencamos algumas atitudes e alimentos que despertam o bom humor e ajudam você a garantir mais sorrisos no seu dia a dia. Acompanhe a leitura!

3 dicas para trazer mais bom humor para sua vida

1. Leve a diversão para o seu cotidiano

Pode ser que você tenha lido o título e pensado: “não tenho tempo para isso!”. No entanto, trazer elementos que tragam mais bom humor para o seu cotidiano não tem nada a ver com soluções complicadas ou dispendiosas.
Que tal colocar, por exemplo, um porta-retrato com aquele momento especial — e muito divertido! — ao lado de amigos e familiares na sua mesa de trabalho? Esse tipo de recordação ajuda a colocar os problemas em perspectiva, especialmente em momentos mais estressantes.
Invista ainda em cartazes divertidos, protetores de tela que façam você rir… Vale tudo para não deixar o mau humor se instalar!

2. Pratique atividades físicas

Exercitar-se regularmente aumenta os níveis de endorfina no organismo, um dos hormônios relacionados à sensação de felicidade e bom humor. Além disso, a prática de atividade física ajuda a prevenir a obesidade e doenças relacionadas, como hipertensão e outros problemas cardiovasculares.
Para usufruir do benefício, é importante exercitar-se por no mínimo 30 minutos, cinco vezes por semana. Caminhada, natação, corrida… Escolha um esporte com o qual se identifique e mexa-se!

3. Reserve um tempo para estar com amigos e familiares

Ter objetivos profissionais e dedicar-se a eles é muito importante, mas também é fundamental saber equilibrar o tempo entre carreira e vida pessoal. Por isso, não abra mão de reservar um espaço na sua agenda para estar com amigos e familiares. 
Muitas vezes, aquele almoço gostoso para aproveitar o sábado com a família reunida ou um encontro rápido com um amigo para colocar a conversa em dia fazem toda a diferença na maneira como você vai encarar a rotina nos próximos dias. 

Sorria! 5 alimentos que despertam o bom humor

Além de atitudes positivas, alguns alimentos saudáveis ajudam a despertar o bom humor e combater o estresse, a ansiedade e a depressão. Saiba quais são eles e os inclua já na sua dieta!

1. Aveia

Além de ser rica em vitaminas do complexo B e E e melhorar o funcionamento do intestino,  a aveia ajuda a despertar o bom humor porque contém triptofano, substância que atua na regulação dos níveis de serotonina no organismo e é uma aliada importante no combate à ansiedade e à depressão. 
Para poder desfrutar dos benefícios oferecidos pelo alimento, o ideal é consumir no mínimo 3 colheres de sopa por dia, seja em preparações como mingaus ou acompanhada de frutas ou iogurtes.

2. Vegetais com folhas verde-escuras

Os vegetais com folhas verde-escuras, como o espinafre, o brócolis e a couve, são ricos em folato, vitamina do complexo B que está relacionada a uma menor prevalência de sintomas de depressão. 
O ideal é consumir de 3 a 5 porções diárias desse tipo de alimento para garantir a regulação dos níveis de folato no organismo.

3. Mel

Além de ser um adoçante saudável para suas preparações, o mel é um elemento chave na dieta do bom humor, já que, assim como a aveia, atua na regulação dos níveis de serotonina, o que ajuda a promover uma sensação de prazer e bem-estar.
Como trata-se de um alimento rico em calorias, o ideal é consumir cerca de 2 colheres de sobremesa por dia. Assim, você aproveita os benefícios sem correr o risco de ganhar quilos extras!

4. Alface

Popular na dieta brasileira, o alface é um dos alimentos que despertam o bom humor por possuir lactucina, um poderoso calmante natural. Para poder potencializar os efeitos, consuma também o talo da verdura, onde há maior concentração da substância.

5. Oleaginosas

Outra poderosa aliada da dieta do bom humor, as oleaginosas como castanhas do Pará, nozes e amêndoas são ricas em selênio, um poderoso antioxidante, e também atuam no combate aos sintomas do estresse e da depressão.
Para usufruir dos benefícios oferecidos pelas oleaginosas, no entanto, não é preciso exagerar! O ideal é consumir no máximo 3 unidades de castanhas do Pará, 5 de nozes ou até 12 de amêndoas. Perfeito para os momentos em que bate aquela fome fora de hora!

Benefícios do melado de cana para a saúde

Melado de Capanema recebe registro de indicação geográfica - CGN
 

 

Você sabia que, em benefício da sua saúde, você pode optar por substituir o açúcar refinado e os adoçantes artificiais por melado de cana? 
Segundo informações do Ministério da Saúde, o brasileiro consome, diariamente, cerca 80g de açúcar (quantidade equivalente a cerca de 18 colheres de chá) — número bem acima da quantidade de 25g, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
O açúcar, se consumido em grande quantidade, pode aumentar os riscos de problemas como a obesidade e o diabetes do tipo 2; além de causar problemas de memória, de coração, de pressão arterial, de colesterol, dentre outros malefícios.  
O melado, por sua vez, é nutritivo e rico em minerais e pode ser uma excelente opção para uma vida mais saudável. Trata-se de um produto com textura espessa produzido quando a cana-de-açúcar é transformada em açúcar refinado para o consumo.  Ele é capaz de fornecer boa quantidade de energia para o corpo e, também, possui propriedades que melhoram a saúde em geral, incluindo o nível de condicionamento físico.

Benefícios do melado de cana para a saúde

O melado de cana: 
  • É rico em ferro, que previne anemia e é bom para o coração;
  • Contém cobre, que contribui para a absorção e uso adequado de ferro no corpo — além de auxiliar na saúde da pele e do cabelo;
  • É rico em cálcio e magnésio, que contribuem para o crescimento e o desenvolvimento dos ossos — tornando-se uma boa opção para quem sofre com a osteoporose e outras doenças ósseas;
  • Contém potássio, que ajuda no funcionamento do sistema neurológico, bem como a manter o sistema cardiovascular saudável;
  • Contribui com o sistema digestivo, pois é capaz de prevenir ou ajudar no tratamento de problemas com acidez e constipação;
  • Contém manganês, que contribui para um saudável sistema nervoso, e um equilibrado nível de colesterol no organismo; e
  • Contém selênio, que é um antioxidante eficiente na prevenção de doenças cancerosas.
A seguir, confira duas receitas para utilizar o melado de cana e beneficiar a sua saúde.

Receitas com melado de cana

Molho agridoce para salada com melado de cana

Ingredientes:
  • 1 colher de sopa de melado de cana – não contém glúten ou conservantes;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • 2 colheres de sopa de água;
Modo de Preparo:
  1. Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e bata com um garfo ou fouet (fuê ou batedor de claras) até que o molho esteja totalmente emulsionado;
  2. Na hora de servir, misture o molho de melado de cana com a salada de sua preferência.

Panqueca vegana com cobertura de melado

Ingredientes:
Para a panqueca
  • 1 xícara de farinha de trigo integral;
  • 1 copo de leite vegetal;
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal;
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico;
  • 1 pitada de sal marinho;
  • 1 pitada de canela em pó.
Para a calda
  • 3 colheres de sopa de melado de cana;
  • 2 colheres de sopa de suco de laranja ou limão;
  • 1 colher de sopa de raspas de laranja ou limão.
Modo de preparo:
  1. Em um recipiente, adicione todos os ingredientes secos para a massa da panqueca;
  2. Coloque o óleo e o leite vegetal e misture-os para que tudo fique totalmente homogêneo;
  3. Unte uma frigideira pequena, e despeje um pouco de massa na superfície quente;
  4. Asse dos dois lados, e reserve;
  5. Repita o processo com toda a massa;
  6. Misture bem os ingredientes da calda, e coloque sobre as panquecas na hora de servir.

domingo, 20 de outubro de 2019

Tortas com massa à base de granola são mais saudáveis - e muito saborosas. 

 

  QUE TAL UMA TORTA COM MASSA DE GRANOLA??

Rendimento: 4 porções

INGREDIENTES

Massa:
    2 xícaras de granola moída
    1/4 xícara de manteiga de amendoim
    1/4 xícara de melado
Recheio:
    200 g de tofu
    1 xícara de framboesas
    1/4 de xícara de leite vegetal (60 ml)
    2-3 colheres de sopa de melado de cana
    1/2 colher de chá de ágar-ágar

PREPARO

Massa:
  • Pré-aqueça o forno a 190C;
  • Misture a granola moída, a manteiga de amendoim e o melado em uma tigela com uma espátula até obter uma massa grossa;
  • Pressione a massa em quatro formas de torta individuais untadas;
  • Asse por 10-12 minutos ou até dourar e deixe esfriar completamente antes de remover os moldes.
Recheio:
  • Adicione todos os ingredientes, exceto o ágar-ágar, em um liquidificador de alta velocidade e misture até ficar completamente liso;
  • Transfira para uma panela e adicione o ágar-ágar. Ferva por dois minutos, mexendo sempre;
  • Retire do fogo e despeje sobre as massas já frias. Deixe esfriar em temperatura ambiente por 30 minutos e depois coloque na geladeira por 1-2 horas;
  • Cubra as tortinhas com framboesas frescas antes de comer. Bom apetite!

Se você acha que a granola só vai bem no café da manhã, vai se surpreender!!!!

  
GRANOLA COM AÇÚCAR - Ingredientes Online 


Seja você executivo de uma multinacional, atleta, motorista de caminhão, mãe ocupada, professor, fato é que a combinação entre vida moderna e estresse crônico podem esgotar suas reservas de energia. Por isso muitas pessoas começam seu dia com uma dose de granola pela manhã.
Este é um tipo de alimento que fornece um amplo espectro de micronutrientes conhecidos por melhorar o metabolismo energético, contém altos níveis de vitaminas e minerais à base de alimentos que apoiam a conversão eficiente de alimentos em energia.
Ela também é uma excelente opção para pessoas que seguem a alimentação vegetariana ou para quem está em busca de um estilo de vida mais saudável e próximo da natureza.
É por isso que pessoas em todo o mundo começam o dia com uma bela porção de granola para acompanhar suas frutas ou iogurte no café da manhã. Mas ela é um alimento bastante versátil e pode ir da primeira à última refeição do dia – siga na leitura e saiba mais.

O que é a granola, de fato?

A base da granola é geralmente aveia, mas outros grãos podem ser usados, como flocos de quinoa ou arroz.
As oleaginosas são o próximo item básico e as opções são infinitas – mas é importante evitá-las se você tiver alergia a elas:
  • Amendoins;
  • Castanha de caju;
  • Amêndoas;
  • Nozes.
As sementes são outra adição frequente às receitas de granola: sementes de girassol, abóbora, chia e linhaça são as mais populares.
Todos estes ingredientes são misturados com elementos úmidos para adicionar sabor – como o mel ou outro adoçante para tornar a granola mais adocicada e úmida. Também é possível adicionar manteiga de amendoim, de amêndoa ou  óleo de coco.
O toque final de sabor está nas especiarias, como canela, noz-moscada ou extratos como baunilha ou amêndoa.

Como usar a granola em todas as refeições do seu dia:

  • Matinais quentes: adicione um punhado de granola em sua massa de muffin, panqueca ou tapioca;
  • Saladas e sopas: polvilhe granola salgada em saladas e sopas para adicionar uma nova camada de textura e fibras nestes pratos;
  • Gratinados: ao invés de migalhas de pão ou queijo vegano ralado, cubra um gratinado de vegetais com granola após o cozimento;
  • Empanado especial: em um processador de alimentos, bata a granola  e farinha para obter um tipo diferente de cobertura para empanar;
  • Lanche da tarde: misture granola com lascas de chocolate e mais nozes e frutas secas para um lanche rápido que aumenta a energia.
  • Bolos de caneca: polvilhe em cima da cobertura para um pouco de crocância.


 

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Alimentos integrais, quanto devo consumir por dia?

 

Os grãos integrais são mais nutritivos! E é disso que realmente precisamos para ter mais vitalidade, pois esses benditos nutrientes fazem nossas células funcionarem direito e isso contribui para ter uma saúde mais forte e menos encrencas ao longo da vida. 
Ao trocar um alimento refinado por sua versão inteirinha, de corpo e alma, você consome, em média, 300% mais vitaminas e minerais, o que significa manter o seu corpo alimentado de verdade e funcionando como deve. Sem falar no teor mais elevado de antioxidantes e fibras.
Consumir grãos integrais regularmente auxilia a reduzir suas chances de desenvolver problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e câncer (as duas principais doenças dos dias de hoje, diga-se de passagem), além de contribuir para a adequada função intestinal, imunidade, bem-estar mental, emagrecimento e controle do peso.
Com um intestino regulado, você já garante uma barreira íntegra contra invasores, produção adequada de neurotransmissores, regulação do colesterol, absorção de nutrientes, dentre diversos outros benefícios. Os compostos antioxidantes e nutrientes presentes nos grãos integrais equilibram processos oxidativos (combatendo radicais livres em excesso) e inflamatórios do nosso organismo, dois pilares primordiais para manutenção da saúde, pois excesso de oxidação e inflamação estão por trás da maioria das doenças que nos afetam hoje em dia. 
Para garantir os benefícios dos grãos integrais, a recomendação é consumir 3 a 5 porções por dia e para você ter noção de quanto é isso, veja a listinha que elaboramos para ajudar:
1 porção é igual a:

  • Arroz integral cozido: ½ xícara de chá (90g)
  • Quinoa cozida: ½ xícara de chá (90g)
  • Aveia em flocos: 2 colheres de sopa (30g)
  • Painço cozido: ½ xícara de chá (90g) 
  • Quinoa em flocos: 2 colheres de sopa (30g)
  • Macarrão integral cozido: 1/3 prato (90g)
  • Pão integral: 1 fatia
  • Bolinho integral: 1 unidade pequena (30g

Quer substituir os cereais refinados por integrais? Veja 7 trocas inteligentes

 




Já faz um tempinho que você tenta substituir a farinha branca da sua alimentação, mas não consegue? Veja essas 7 dicas de como substituir grãos refinados por grão integrais:

1. Substitua o arroz branco por arroz integral e inclua sementes e castanhas para deixar ainda mais nutritivo e saboroso. Para começar, você pode colocar meio a meio de arroz integral e branco ou mesmo alternar os dias da semana para não enjoar.
2. Troque o macarrão branco por uma massa integral, faça um molho caseiro e não esqueça do manjericão fresco.
3. Troque os biscoitos refinados por biscoitos integrais (em que a farinha integral seja o primeiro ingrediente) e, mesmo assim, consuma com moderação, alterando com opções frescas, como frutas e vegetais.
4. Substitua o pão branco por pão integral ou por frutas com aveia/quinoa/amaranto em flocos
5. Substitua a torrada de farinha branca por mingau de aveia/quinoa ou salada de frutas com mix de cereais integrais (aveia, quinoa, amaranto) e frutas secas
6. Inclua aveia, quinoa, amaranto, farinha de trigo integral em receitas de panquecas, pães, bolos e massas em geral. Na maioria das receitas, dá para substituir até 100% da farinha branca por integral.
7. Inclua sementes e cereais integrais na salada, como aveia integral, trigo integral, cevadinha, gergelim, linhaça, chia.