Broto de Amêndoa, um Milagroso Alimento Funcional capaz de Curar muitos Males
"São tantos os benefícios já comprovados do Broto de Amêndoa, que fica até difícil descrever todos em apenas uma matéria..."
Um Grão que depois de germinado, sem exageros, adquire propriedades que podemos chamar de mágicas...
A Amêndoa em sua forma in-natura, já sem a sua casca original, aquela carapaça grossa e dura, apresenta uma semente revestiva apenas por uma fina película e é um dos grãos mais nutritivos da natureza. Rica em óleos insaturados, aqueles que aumentam o bom colesterol (HDL), traz tantos benefícios à saúde que chega a causar espanto até para os pesquisadores nutrólogos.Apesar de proporcionar tantos benefícios ao corpo, em seu estado natural, ainda contém gorduras saturadas hipercalóricas e é de difícil digestão. No entanto, depois de passar por um processo químico chamado “Germinação”, quando se transforma em Broto, muda completamente a forma de sua estrutura molecular.
E ainda tem mais, uma vez que como Broto Germinado, ela passa a ter o seu teor calórico reduzido, enquanto que, paradoxalmente, seu poder nutricional cresce a níveis estratosféricos. A partir desse momento ela ganha o exclusivo rótulo de Alimento Funcional de Alto Desempenho.
Mas, o Que vem a ser um Broto Germinado?
Trata-se da semente em seu estado inicial de germinação, quando inicia seu processo bioquímico para se transformar em árvore ou planta. É chamada nessa etapa de Broto. Nele está contido todo potencial energético da árvore na qual iria se tornar. Trata-se ainda de um alimento vivo, uma vez que o Broto está em plena fase de transformação. Deixou de ser semente e se transformou num embrião em sua fase gestacional; agora está saturado de nutrientes que não possuía antes.Para se transformar em Broto basta que a semente, sem a casca grossa e sólida que a acondiciona, fique imersa em água por 12 horas.
Uma Mudança genética que a Transforma num Supernutriente...
Nesse estágio ocorre uma mudança bioquímica em toda sua estrutura molecular, por isso se torna rica em proteínas, minerais e aminoácidos. Em sua forma germinada possui mais nutrientes que leite, carne e ovos, sendo considerada um dos alimentos vivos mais completos que existe na natureza.O fato de nunca nos informarem de modo amplo a respeito dos benefícios de alimentos com esse perfil, talvez ocorra, ou por ignorância, ou de maneira intencional, uma vez que os hábitos alimentares patológicos largamente disseminados no mundo moderno é um mau costume que mantém ativa uma gigantesta malha de interesses corporativos.
- Contém Flavonóides[2], Fitoquímicos[3] e Fibras.
- Rica em ômega 6 e 9.
- Faz aumentar a resistência do Sistema Imunológico.
- É um potente antioxidante - protege as células contras os Radicais Livres.
- Reduz o Risco do aparecimento do Câncer.
- Reduz o Risco do aparecimento do Câncer do Cólon.
- Protege contra problemas cardiovasculares.
- Regula o açúcar no sangue e a resistência à Insulina em Diabéticos do Tipo 2.
- Reduz o risco do aparecimento de Diabetes tipo 2.
- Retarda o envelhecimento das células do corpo.
- Protege contra a Demência.
- Repara falhas e protege o DNA.
- Combate a Pressão Alta.
- Promove a boa saúde dos Olhos.
- Proteção contra a doença de Alzheimer.
- Extraordinária proteção contra a Osteoporose.
- Reduz a frequência do aparecimento das crises de Enxaqueca.
- Promove alívio contra a TPM - Tensão pré-menstrual.
- Ajuda a equilibrar os Hormônios femininos durante o Climatério e Menopausa.
-
As sementes depois de Germinadas são 13% menos calóricas que as normais. São mais nutritivas e a oleosidade comum da versão in-natura desaparece.
Rica em fibras e óleos Monoinsaturados - Gordura que aumenta o bom Colesterol, o HDL -, é especialmente benéfica para as mulheres, uma vez que é rica em substâncias que ajudam a equilibrar seus hormônios, especialmente no período pré-menstrual ou durante climatério e menopausa. -
O Broto é de fácil digestão e favorece a saciedade e mantém sob controle o índice Glicêmico. Resultado, a pessoa pode sentir-se um pouco, digamos, sem fome!
Vale ressaltar que depois de germinada, além de manter todos os benefícios indicados, ainda ganha mais minerais e fibras e perde completamente a oleosidade que o grão tradicional, em seu estado natural, apresenta. Já como broto, sua carga glicêmica - quantidade de açúcar que libera na corrente sanguínea - é quase zero, o que faz dele um alimento perfeito para os portadores de Diabetes do tipo 2.
Uma boa razão para a germinação da Amêndoa é que ela libera uma substância chamada Lípase, que é responsável pela digestão e adequada absorção das gorduras pelo organismo. Esta substância só existe no Broto.
No processo de germinação a gordura saturada se transforma em Insaturada. Isso ocorre porque quimicamente a semente mudou. Ela agora está repleta com todos os nutrientes, enzimas e minerais, que a planta precisaria para se transformar numa nova árvore, daí seu imenso potencial energético.
Os grãos in-natura, não germinados, contêm o ácido Fítico, substância que inibe a absorção de cálcio, cobre, ferro, magnésio, zinco e outros nutrientes.
Sendo esse ácido hidrossolúvel - que se dissolve na água -, esta substância é completamente anulada durante o processo de germinação da semente.
A fração de Ácido Fítico hidrossolúvel pode ser de 10% no gergelim; de 70 a 97% em alguns feijões - soja em flocos, feijão branco e azuki -, e é bastante alta nas frutas que amadurecem para consumo depois de colhidas.
No caso dos grãos, antes de consumir qualquer um deles, o ideal seria deixá-los de molho em água por algum tempo, uma prática fundamental para ativar e acelerar o processo de germinação ou pré-digestão e eliminar essa substância.