quarta-feira, 18 de março de 2020

Coração com saúde: saiba quais alimentos são bons para o sistema  cardiovascular
 

Lista de alimentos saudáveis que previnem doenças cardiovasculares


Cuidar da alimentação é muito importante para que a sua saúde esteja em dia. Evitar as doenças cardiovasculares é uma das principais metas das pessoas, uma vez que são a principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por isso, é essencial cuidar da alimentação para prevenir os problemas com o coração. Confira uma lista de alimentos saudáveis que você previne doenças cardiovasculares.

Aveia

A aveia é um alimento essencial para quem quer evitar as doenças cardiovasculares. Em forma de flocos, farelo ou farinha, ajuda a controlar os níveis de colesterol e funciona “limpando” o sangue. A aveia é rica em proteínas e possui também ômega 3, potássio e fibras solúveis.

O alimento é composto por beta glucana, uma fibra que ajuda na redução do colesterol no fígado e, consequentemente, garantir uma vida mais saudável para o seu coração.

Outros benefícios são o controle da glicose, melhoria no funcionamento intestinal e o aumento na sensação de saciedade.

Você pode misturar a aveia no iogurte, sopa, salada de frutas, mingau e até em pães. Assim, o alimento pode ser consumido todos os dias e você pode manter uma dieta equilibrada e que diminua os riscos de doenças cardiovasculares.

Sucos e frutas

Uma alimentação rica em frutas e sucos tem de tudo para dar certo e, na prevenção de doenças do coração, não é diferente. Exemplo disso é o suco de uva integral, que conta com flavonoides, ácidos fenólicos e resveratrol, substâncias com ação antioxidante e que ajudam a aumentar o bom colesterol, HDL, a partir da inibição da agregação de plaqueta. Ele também é muito bom para evitar o surgimento de arteriosclerose e trombose.

Entre as frutas que ajudam a manter seu coração saudável estão:

– Abacate, rico em vitamina E;

– Laranja, que conta com vitaminas C, A, B, E e minerais como ferro, zinco, potássio, cálcio, magnésio e manganês,

– Maçã, rica em vitaminas do complexo B, C e E, potássio, flavonóide e fibras.

Além de ajudar no controle dos níveis de colesterol, essas frutas são essenciais para regular a glicose, reduzir o envelhecimento das células e até melhorar as funções cerebrais.

E o melhor:

podem ser incluídas em diferentes refeições do seu dia, seja no café da manhã ou no lanche da tarde e até antes de dormir, as frutas são as melhores opções para quem quer se alimentar de forma saudável.

Granola

A granola também faz parte da lista de alimentos saudáveis que te ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Além de ser essencial para reduzir os riscos de câncer, controlar a diabetes e regular o fluxo intestinal, essa mistura de grãos integrais, sementes oleaginosas e frutas secas é rica em substâncias que vão proteger o seu coração.

Isso se dá porque o consumo regular da granola ajuda a combater os fatores de riscos para as doenças cardiovasculares, que são problemas como hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol alto. A granola pode estar presente em diversas refeições no seu dia.

Com 14 novos casos confirmados, MS registra 80 pessoas com coronavírus –  CORONA VÍRUS 

Coronavírus: O que você deve saber

O novo coronavírus já se espalhou por vários países em pouco tempo. Entenda mais sobre este novo vírus e saiba como se proteger da doença.

O Coronavírus é um novo vírus descoberto na China, no fim de dezembro de 2019, que causam doenças respiratórias pelo agente coronavírus. 
Por conta do número de casos, que já ultrapassou a casa dos 10 mil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública global.
Com isso, organizações internacionais e a comunidade científica estão mobilizadas na busca por respostas sobre a prevenção e o tratamento da doença.
No Brasil, até o dia 04 de fevereiro, existem 16 casos suspeitos que estão sendo investigados e 15 que foram descartados. Até o momento, nenhum caso foi confirmado.
Bom, diante do aumento do nível de alerta pela OMS em relação ao risco global do novo coronavírus, o Ministério da Saúde orienta que viagens para a China só devem ser realizadas em casos de extrema necessidade.

Coronavírus: como prevenir?

Nesse momento, o mais importante é a população estar alerta e bem informada sobre as formas de contágio e prevenção.
Primeiro ponto, a infecção por coronavírus causa doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes aos do resfriado e da gripe comum.
Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante para a saúde, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).
O coronavírus é contagioso e costuma ser transmitido por meio de gotículas expelidas por tosse, espirros e secreções
No entanto, ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.
Diversas investigações estão em andamento, e já sabe-se que sua transmissão é menos intensa que o vírus da gripe, sendo portanto, menor o risco de uma maior circulação mundial.
Apesar disso, fique atento aos sinais e sintomas clínicos como: febre, tosse e dificuldade para respirar.
Caso apresente esses sintomas, procure imediatamente atendimento médico e compartilhe o seu histórico de viagens.
Uma vez que, para haver suspeita diagnóstica e rastreamento do novo coronavírus, é muito importante saber se existe algum antecedente de viagem para a área de transmissão da doença. No caso, a cidade de Wuhan (província de Hubei), na China.

Dicas de prevenção contra o novo coronavírus

Infelizmente, até o momento, não existe nenhuma medicação específica para combater o coronavírus. O tratamento é feito com base nos sintomas de cada paciente.
O mais importante agora, são as pessoas tomarem medidas para prevenir a doença.
Uma boa notícia é que cientistas norte-americanos trabalham para desenvolver uma vacina que poderá barrar esse vírus.
Se tudo der certo, dentro de poucos meses a vacina começará a ser testada.
Então, fique atento as dicas que podem prevenir o novo coronavírus, e também outros agentes transmissores de doenças.
Primeiro, lave as mãos com frequência utilizando água e sabão, especialmente após o contato direto com pessoas doentes.
Se não for possível lavar as mãos, higienize com álcool em gel.
Além disso, evite o contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas, tosse ou febre.
Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz utilizando lenço descartável para higiene nasal. Em seguida, lave as mãos.
Evite também, tocar e esfregar as mucosas dos olhos, nariz e boca. E não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas.
Outra dica, mantenha o ambiente bem ventilado e evite contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

sábado, 15 de fevereiro de 2020

 
Receita de Bolo de Pão de Mel - Receitas e Temperos

 

 

 

 

Bolo de Mel

Nem sempre a gente consegue bolar “aquela” receita top. Mas, pra nossa felicidade, sempre tem alguém por aí criando e recriando novos sabores que a gente pode se inspirar. Hoje a receita vem diretamente do Culinarístico. Particularmente adoro esse blog porque tem todo tipo de receita e todas que fiz até hoje deram certo.
A escolhida de hoje é pra fechar o dia com chave de ouro. Um lanchinho no final do dia faz bem!

Ingredientes

– 3 ovos inteiros – 1 xícara(s) de chá de açúcar demerara – 1 xícara(s) de chá açúcar mascavo – 1 pote(s) de iogurte natural (170ml) – 100ml de óleo – 3 xícara(s) de chá de farinha de trigo – 3 colher(es) de sopa de mel  – 3 colher(es) de chá canela em pó – 1 colher(es) de chá de gengibre em pó – 2 colher(es) de chá de fermento biológico

Modo de Fazer

Unte e enfarinhe a forma. Pré aqueça o forno a 180º graus.
Bata na batedeira os ovos inteiros e os açúcares até ficar homogêneo. Junte aos poucos os outros ingredientes, menos o fermento, e bata mais um pouco.
Desligue a batedeira, acrescente o fermento em pó e misture com delicadeza.
Despeje a mistura na forma e polvilhe por cima uma misturinha de gengibre e canela. Leve ao forno de 30 a 40 minutos.

Cobertura

A cobertura que eles fizeram é dupla: Chocolate + Framboesa.
Você pode escolher o sabor que quiser pra completar essa doçura.

 


 

Faça a sua própria barrinnha de ceral de damasco com cranberry (Foto:  Divulgação) | Barra de cereal caseira, Cereal caseiro, Granola caseira

 

 

Barrinha de Cereais Caseira

As barrinhas de cereais são famosas por salvar a vida de quem faz dieta e precisa de um lanchinho rápido e prático na bolsa. Mas antes de pensar em comprar um na lojinha de conveniência, bora fazer em casa a nossa própria barrinha, rica em fibras e vitaminado.
RENDIMENTO: cerca de 5 unidades
TEMPO DE PREPARO: 30 minutos

INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de mel
3 colheres (sopa) de óleo de coco
½ xícara (chá) de creme de amendoim
½ xícara (chá) de aveia em flocos grossos
3 colheres (sopa) de semente de linhaça dourada
3 colheres (sopa) de semente de abóbora
3 colheres (sopa) de uva passa preta

MODO DE PREPARO

Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes. Forre uma forma quadrada untada com óleo de coco e leve para assar em forno preaquecido (180ºC) por cerca de 15 minutos ou até que a superfície esteja dourada. Retire do forno, espere amornar e corte em formato de barrinhas.

Dica nutricional:

As barrinhas de cereais são excelentes opções de lanches intermediários. São ricas em fibras, vitaminas e minerais.

 

sábado, 4 de janeiro de 2020


 O que são alimentos vegetais? Saiba tudo sobre esse importante grupo  alimentar


Como a dieta vegetariana pode melhorar a sua disposição

 sempre, a maneira como uma pessoa se sente é consequência da forma como ela se alimenta. Por isso, se você está se sentindo cansado ou sem disposição, uma mudança de alimentação pode ser o suficiente para reverter este quadro, e trazer mais energia. Confira então como uma dieta vegetariana pode melhorar sua disposição.

Os diversos tipos de dieta vegetariana

Primeiro, é preciso entender os diversos tipos de dietas vegetarianas. Existem, por exemplo, aquele que não come absolutamente nada de origem animal. Por outro lado, também existem os vegetarianos que consomem alimentos que têm esta origem, como o leite e os ovos, mas evitam a carne.
Não existe modelo melhor que o outro. Este é o primeiro ponto para fazer uma dieta vegetariana que faça sentido. Escolher a dieta que faz mais sentido para você. Caso contrário, a chance de desistir é muito maior.
Mas, não importa o tipo de dieta que você consuma, é possível ter uma alimentação completa, com todos os nutrientes necessários para manter uma dieta saudável.

Obtenha todos os nutrientes

Por exemplo, apesar do que se diz normalmente, a dieta vegetariana pode ser rica em proteínas. Enquanto é verdade que as carnes têm um tipo de proteína mais fácil de ser absorvida, existem inúmeras opções vegetarianas que também tem este nutriente. As carnes e frangos veganos, são um bom exemplo.
Mas existem muitos outros. Os cereais e leguminosas também podem trazer toda a combinação de proteína para manter a dieta saudável e nutritiva. Por isso, a dieta vegetariana contribui para a disposição, trazendo energia para quem a segue por oferecer todos os nutrientes.
O principal objetivo da dieta vegetariana é trazer uma alimentação mais saudável e eliminar aquilo que faz mal.

Substituindo opções ruins por boas

Primeiramente, a opção são alimentos mais leves, mais fáceis de serem digeridos e que permitem com que quem o consome também se sintam mais leves, logo com maior disposição.
Na outra ponta, são eliminados os alimentos mais pesados, como as carnes vermelhas, que naturalmente dão aquela sensação de “pesado” e estufado.
Outro ponto da dieta vegetariana é substituir o açúcar, para ajudar a ter mais disposição. Ao contrário do que se pensa o açúcar não dá mais energia . Na verdade, esta substância acaba diminuindo a sua energia e disposição, por conta dos altos e baixos da glicose presente no sangue.
A dieta vegetariana é cheia de alimentos que evitam estes picos e trazem um controle maior da glicemia natural do corpo. Logo, é natural ter mais disposição ao adotar este tipo de dieta.
Outro grande benefício é evitar os alimentos industrializados. Não somente eles são ricos em açúcar, mas também são compostos por diversas outras substâncias que prejudicam a nutrição. O sal é mais um exemplo.
Por isso que a dieta vegetariana pode ser a forma ideal de melhorar a sua disposição e permitir que você encare o dia a dia de maneira mais fácil.
Não é preciso tomar remédios ou exagerar no café. Apenas uma mudança na alimentação pode ser o suficiente para você ter uma vida muito mais saudável e com mais disposição!